A cada clique, curtida, compartilhamento e comentário, as empresas entendem melhor o perfil dos indivíduos na internet e procuram ofertar serviços afinados com suas preferências. O impacto disto traz: comodidade para as pessoas (que costumam receber anúncio de produtos relevantes para elas), questionamentos sobre privacidade e um grande impacto na tomada de decisão de empreendedores e empresários, aponta o estudo Data Thinking 2019, feito pelo Cappra Institute. A reportagem de GaúchaZh conversou com o pesquisador e cientista-chefe do instituto, Ricardo Cappra. Ele deu uma palestra nesta terça-feira (2), no evento Innovation Week Poa, que ocorre até sexta-feira (5) na ESPM/Sul, em Porto Alegre.
O estudo aponta que, em 2019, a população produzirá 20 vezes mais informações do que em 2005 e que a expectativa para 2025 é de que somente 3% do volume de dados disponíveis no mundo serão analisados. Este excesso de informes tem causado a Infoxication, que é a intoxicação por consumo exacerbado de conhecimento, explica Ricardo Cappra.
— Existem mais smartphones do que pessoas em algumas partes do mundo e diversos sensores estão aí coletando dados o tempo inteiro. Este fluxo de informações causa estresse, ansiedade e isso prejudica o processo decisório das pessoas no ramo dos negócios, porque não sabemos selecionar o que consumimos para, posteriormente, decidir algo. Por isso, é importante ter uma mentalidade analítica nos dias de hoje — diz o cientista de dados.
Análise de dados para tomada de decisões
Para otimizar tantos dados, o Cappra Institute indica a sistematização de processos a fim de reduzir a probabilidade de erro na hora da escolha. Com o auxílio da análise de dados, por exemplo, é possível tomar ações mais rápidas, antecipar riscos econômicos e identificar possíveis mercados de atuação.
Uma amostra de quem fez uma boa aplicação da análise foi um empreendimento de artigos esportivos que, por meio do estudo aprofundado de big data, percebeu que em determinada loja a movimentação do público feminino era muito grande. Em função disto, a reposição de produtos e acessórios, nesta unidade, é mais voltada para este segmento.
O cientista de dados destaca que estamos vivendo uma grande revolução digital, na qual um número cada vez maior de pessoas tem acesso a dispositivos móveis com acesso à internet. O que ficará desta transformação, conforme sua percepção, serão as informações produzidas neste período. Por este motivo, ele acredita que, no futuro próximo, a sociedade deixará de ser tão digital para tornar-se analítica.
— Assim como aconteceu a inserção na era digital, virá a entrada na era analítica. Vamos aprender a entender os dados e a interpretá-los para interpretar a sociedade — aposta Cappra.
Como participar do evento
A Innovation Week acontece até sexta-feira (5), na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/Sul), em Porto Alegre, com palestras, workshops, oficinas e hackthons — maratonas hacker —, com o objetivo de impulsionar a produção e o compartilhamento de conhecimento nas áreas de inovação, de tecnologia, de empreendedorismo e da comunicação. As inscrições para o festival podem ser realizadas enquanto durarem os ingressos, neste site.
O festival é promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), por meio do Grupo de Marketing RS e do coletivo POA Inquieta, que busca estimular o setor de economia criativa da Capital. A RBS está entre os patrocinadores do evento.