Empreendedorismo e tecnologia pautarão debates, atividades práticas e rodadas de negócios em todo país ao longo de novembro. A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2018 prevê 4,5 mil palestras em 726 cidades, em uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com organizações que estimulam a atividade empresarial.
No Rio Grande do Sul, o principal encontro ocorrerá no Centro de Eventos do Parkshopping Canoas, nos dias 12 e 13 de novembro. Será o Insight — Conexões para a Sua Transformação, com proposta de despertar ideias e estimular o pensamento estratégico em temas como futurismo, inovação, big data, cidades inteligentes e investimento em startups e empresas inovadoras.
Alguns gurus do universo digital brasileiro marcarão presença. Estão confirmadas palestras com Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da Singu; Israel Salmen, CEO e fundador do Méliuz; Alfredo Soares, head global da VTEX; Tito Gusmão, fundador da Warren; Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups; e Renato Mendes, autor do Livro "Mude ou Morra".
Além das palestras, haverá oficinas de estratégia empresarial, storytelling (técnica para produzir histórias para internet, em geral de cunho publicitário), design e wearables (dispositivos tecnológicos que servem como acessórios, como relógios e óculos). A recomendação é para que os interessados reservem sua vaga logo no momento da inscrição.
Em atividade paralela, uma parceria do Sebrae-RS com a Unisinos POA e a Universidade La Salle permitirá que os participantes criem, experimentem e compartilhem ferramentas digitais. Em outra frente de trabalho, empresários, pesquisadores e desenvolvedores trocarão experiências e poderão ensaiar parcerias. Haverá ainda apresentação de startups e contato com potenciais investidores.
A Semana do Empreendedorismo promoverá outras atividades no Estado. Conforme o Sebrae-RS, as principais ocorrerão em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bom Princípio, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Erechim, Santana do Livramento, Lajeado, Venâncio Aires, Gramado, Caxias do Sul e Santa Maria ao longo do mês. A programação ocorre principalmente entre 5 e 9 de novembro, e pode ser consultada em https://www.empreendedorismo.org.br/atividades.
"Inovar não é criar um novo Google ou Facebook"
Antes dos 30 anos, Israel Salmen chegou lá. Depois de "centenas de portas na cara" na busca por apoio e de redesenhar um produto que ficava para trás dos concorrentes, Salmen e o sócio Ofli Guimarães conseguiram erguer um produto inovador que já atraiu mais de uma dezena investidores. O Méliuz funciona como um programa de fidelidade e já devolveu R$ 65 milhões em dinheiro aos usuários cadastrados. Hoje, Salmen é um dos jovens gurus do universo das startups no Brasil e será um dos palestrantes do Insight nos próximos dias 12 e 13, em Canoas.
Qual o desafio para haver startups mais inovadoras no Brasil?
Quando se fala em inovação, o empreendedor acha que tem que criar um novo Facebook ou um Google. Não é assim. Inovar pode ser uma mudança de gestão ou melhorar um negócio que já existe. O Méliuz alterou um pouco um modelo de negócio e lançou algo inovador. Estávamos insatisfeitos com os programas de fidelidade, pois exigiam gastar muito para trocar pontos por coisas como uma batedeira _ e os pontos ainda expiravam rapidamente. Dessa frustração, procuramos uma oportunidade de negócio e chegamos ao Méliuz.
O erro dos empreendedores é não enxergar este tipo de oportunidade?
No Brasil, os empreendedores se preocupam muito em buscar investimento, mas pouco com o produto. Muitos tem uma boa ideia, mas criam um produto ruim, que não retém o cliente. O empreendedor tem que encontrar os sócios certos, se capacitar e oferecer algo que agrade pelo menos um grupo de clientes. Se a startup conseguir desenvolver um produto simples, mas que deixe alguém feliz, estará pronta para buscar investimentos.
A Méliuz passou por este aprendizado?
Sim, passamos dois anos nisso, nosso produto era ruim e não sabíamos como melhorar. Começamos lá atrás com um comparador de preços com cashback atrelado. Queríamos oferecer o cashback ao usuário, mas tentamos entrar em um mercado que não era nosso forte, que era o dos comparadores. Havia empresas melhores que nós, e não conseguíamos reter os clientes. Simplificamos e acabamos focando só no cashback, que era o nosso forte.
Foi difícil atrair os primeiros investidores?
Fundamos a empresa em 2011, e só partimos na busca dos investimentos em 2015. Batemos na porta de vários fundos e não conseguíamos. O produto não funcionava, os usuários não voltavam, e fomos fazendo os ajustes. Só naquele ano, foram 60 portas na cara. Só ao final de 2015 conseguimos atrair um grupo de investidores.
Quais as áreas com maior potencial para novas startups no país?
O setor financeiro deve abrir muitas oportunidades. Teve uma onda com o Nubank e a forma como se usava cartão de crédito, mas ainda há muito espaço a ser explorado. Em mercado mais avançados neste tipo de tecnologia, como China e Índia, as contas são totalmente online. No Brasil ainda não virou moda, e em transações no mobile estamos em outro planeta.
Programe-se
O que: Insight — Conexões para a Sua Transformação, parte da Semana Global do Empreendedorismo
Quando: dias 12 e 13 de novembro
Onde: no Centro de Eventos do Parkshopping Canoas
Quanto: R$ 250 para os dois dias de evento
Descontos:
- Sócios do Clube do Assinante têm desconto de 30% na inscrição.
- Até dia 11, há descontos de 10% a 50% no site www.blackweeksebrae.com.br.
Mais informações: insight.sebraers.com.br
Confira a programação da Semana do Empreendedorismo em Porto Alegre e nas cidades do Interior neste link.