Em uma conferência que teve início nesta terça-feira (8) em Los Angeles, nos Estados Unidos, o Uber delineou seus planos de lançar, em dois anos, os primeiros voos demonstrativos de um autêntico carro voador e, dentro de cinco anos, tornar essa tecnologia disponível comercialmente. O objetivo é que, em 2023, os usuários de algumas metrópoles — por enquanto, sabe-se apenas de planos para as norte-americanas Dallas, no Texas, e Los Angeles, na Califórnia — possam pedir seu próprio transporte por ar, como literalmente uma espécie de táxi aéreo.
Os modelos ainda não foram apresentados e boa parte do serviço ainda não deixou o campo das ideias. Ainda assim, a empresa já indicou alguns pontos que deverão guiar o desenvolvimento desses carros voadores. Confira, abaixo, o que já se sabe sobre eles.
Como será o carro voador?
Será um veículo elétrico, silencioso, com decolagem e pouso verticais — como um helicóptero —, capacidade para pelo menos quatro passageiros e, inicialmente, também piloto(s), porém com a intenção de, dentro de alguns anos, fazer desse carro voador um transporte autônomo.
Sequer foram apresentados protótipos ainda, mas o veículo, pelo que aponta a empresa, deve seguir a linha de um dos modelos apresentados pelas empresas de aviação parceiras do Uber nesse projeto. São eles:
Embraer
A gigante brasileira da aviação anunciou pela primeira vez seu projeto de um veículo desse tipo, desenvolvido pelo braço da empresa dedicado à inovação, a Embraer X. Sem maiores detalhes, a companhia afirmou que o foco do modelo será na segurança, na experiência dos passageiros, no compromisso com o meio ambiente e em um preço acessível.
Karem
Outra parceira do Uber no projeto do carro voador é a Karem Aircraft, empresa privada sediada na Califórnia, Estados Unidos. O modelo proposto pela Karem evoca a silhueta de uma borboleta.
Pipistrel
Da eslovena Pipistrel Vertical Solutions vem um modelo capaz de levar de dois a seis passageiros — “todos sentando na janela”, como destaca o diretor Tine Tomazic.
Uber
O Uber destaca que não será a responsável pela fabricação do modelo de veículo que deverá utilizar no serviço uberAIR. Na proposta que apresentou na conferência desta terça-feira (8) em Los Angeles, porém, deixou claro o que pretende ver no trabalho das empresas de aviação parceiras: um carro voador elétrico, com capacidade para receber passageiros e pequenas cargas, que atinja 320 km/h e possa, eventualmente, funcionar de maneira autônoma, sem um piloto-motorista.
No que esse veículo difere de um helicóptero?
O tal "carro voador" — na terminologia utilizada na aviação, um "eVTOL", sigla em inglês para veículo elétrico com decolagem e aterrissagem verticais —, em todos os modelos apresentados, remete a características de drones, aviões e helicópteros. Executivos da Uber explicam que o modelo difere do que já existe na aviação por ser muito mais silencioso, seguro, acessível e preocupado com o meio ambiente.
Quanto vai custar a viagem?
No lançamento, a ideia é que o preço seja competitivo com uma viagem de helicóptero — ou seja, não muito barato. Mas o plano é atender a e também criar uma maior demanda pelo transporte aéreo, o que justificaria uma queda dramática nos preços. Em uma longa viagem compartilhada entre quatro passageiros, a ideia é inclusive, a longo prazo, fazer o pedido de um uberAIR ter preço compatível com o de uma corrida de uberX, a opção mais em conta da empresa entre as disponíveis no Brasil.
Estimativa de preço do uberAIR (em dólares, por passageiro):
Longo prazo: US$ 0,44 por milha
Médio prazo: US$ 1,84 por milha
Curto prazo (no lançamento): US$ 5,73 por milha
Helicóptero (para comparação): US$ 8,93 por milha
*Uma milha equivale a 1,6 quilômetro
Que cidades terão o serviço?
Inicialmente, há apenas planos anunciados para a região de Dallas (Dallas-Fort Worth/Frisco), no Texas, e Los Angeles, na Califórnia, ambas nos Estados Unidos. Mas metrópoles marcadas pelo tráfego intenso, como São Paulo, devem também entrar para o planejamento da empresa.
Quando poderemos viajar em um desses carros voadores?
O Uber garante que vai disponibilizar os primeiros voos de demonstração em 2020 e inaugurar comercialmente o serviço em 2023. O cronograma é reforçado por parceiras como a Aurora, que faz parte da Boeing e, junto com a Embraer e outras empresas de aviação, é parceira da Uber no desenvolvimento dessa tecnologia.
* O repórter viajou a convite do Uber.
A proposta de carro voador da Uber:
— Velocidade de cruzeiro: 240 km/h a 320 kkm/h
— Altitude de cruzeiro: de 300 a 600 metros
— Veículo 100% elétrico
— Vida útil da bateria: cerca de 96 quilômetros por carga
— Recarga feita em cerca de cinco minutos
— No começo, os veículos serão pilotados, mas o objetivo é torna-los autônomos
— A cabine tem espaço para quatro passageiros, com espaço para bagagem