Nesta semana, uma usuária no Twitter acabou viralizando com uma dica valiosa para situações de perigo. Em publicação que já soma mais de 55 mil retuítes em menos de 48 horas, ela alerta os usuários de aparelhos Apple de que, ao pressionar cinco vezes o botão de desligar, a opção de uma ligação rápida para a polícia local aparece na tela. Caso a pessoa faça a chamada, uma mensagem de texto é enviada ao mesmo tempo para os contatos do usuário. Veja:
GaúchaZH foi checar e o serviço funciona de fato, mas é pouco divulgado. Ao aparecer o ícone de "SOS de Emergência" na tela e realizar a chamada (os aparelhos no Brasil já estão cadastrados com o 190, automaticamente), uma mensagem de texto será enviada simultaneamente a todos os seus contatos de emergência – que podem ser cadastrados nas configurações do aparelho (veja mais abaixo) – informando a sua localização naquele momento, com coordenadas do Google Maps.
O padrão da SMS recebida pela pessoa cadastrada é esse:
A função de "SOS de Emergência" permanecerá ativa por um tempo no aparelho e, caso a pessoa em apuros tiver alterações de localização, uma nova SMS será enviada aos contatos cadastrados cerca de 10 minutos depois.
Para interromper a transmissão da localização, é preciso que a pessoa que solicitou faça a suspensão. Para cadastrar os contatos considerados emergenciais, veja o vídeo abaixo:
Esta opção foi liberada para os usuários de iPhone no dia 12 de setembro, quando a empresa lançou o iOS 11 – ou seja, a funcionalidade está liberada somente para aparelhos com este sistema ou superior. Para ver mais informações, acesse o site da Apple.
O que diz a polícia
A Brigada Militar (BM) vê a alternativa com cautela e diz que, como não foi procurada pela Apple, "não sabe avaliar se é uma boa ferramenta porque nada foi apresentado oficialmente".
— Em todo caso, indicamos que a pessoa faça a ligação para o 190 — orienta o major Euclides Neto, chefe da Comunicação Social da instituição.
A BM informou ainda que não há a possibilidade de cadastrar o 190 como um contato de emergência (o que possibilitaria o envio da mensagem de texto com a localização), já que o número não recebe SMS, somente ligações.
Já a Secretaria de Segurança Pública acredita que se trata de uma boa opção para os usuários:
— Indicamos o uso sim, mesmo que seja sinal de fumaça. Qualquer ferramenta que possibilita o contato e o envio de uma localização é muito bem-vinda. As equipes podem obter informações com os contatos de emergência, o que facilitaria o resgate — acredita Vitor Nunes, sargento da Secretaria de Segurança de Porto Alegre e auxiliar da chefia de call-center do 190 da Capital.
Em caso de sequestros, o sargento pede que as pessoas sempre tentem fazer o contato pelo 190, indicando o maior número de informações possíveis. A Secretaria pretende obter mais informações sobre a aplicação e verificar a utilização, para incluir nos atendimentos.
Tanto a Secretaria de Segurança quanto a Brigada Militar informam que nenhuma ocorrência utilizando a ferramenta da Apple foi registrada até o momento.