Dois atentados com dois homens mortos a tiros, um deles na Vila Maria, no bairro Cavalhada, e outro na Vila Funil, no bairro Camaquã, desencadearam ação policial que resultou em confronto e três suspeitos mortos. Os fatos ocorreram entre as 16h e 17h desta quarta-feira (30).
A hora de violência, que produziu cinco óbitos na zona sul de Porto Alegre, tumultuou o cotidiano desta região da cidade e deixou feridos. Em meio à perseguição com troca de tiros, uma adolescente foi baleada de raspão, enquanto caminhava pela Estrada João Passuelo, e um motociclista foi atingido pelo automóvel em fuga. Ambos foram atendidos e não correm risco de morte.
Conforme o subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, major Ademir Henz, o primeiro ataque foi registrado por volta das 16h, deixando em alerta as guarnições de serviço. Em seguida, ao tomarem conhecimento do segundo atentado, as unidades da Brigada Militar deram início a um cerco por ruas e avenidas.
— Recebemos a informação de que os atiradores deste segundo ataque estavam em um Fiat Argo de cor preta. Ao depararem com o veículo em fuga, as equipes iniciaram esta perseguição — conta Henz.
Segundo o subcomandante, os suspeitos perderam o controle do automóvel na Avenida Vicente Monteggia e colidiram com uma edificação.
— Os três desembarcaram e não obedeceram à ordem de prisão, novamente reagindo com tiros. Os três foram neutralizados pelos policiais militares, feridos e levados ao HPS, mas não resistiram — descreveu o major.
Henz afirma que os três tinham antecedentes. As identificações dos cinco mortos ainda não foram confirmadas. Os fatos serão investigados pela 6ª Delegacia de Homicídios.
Mais cedo, um homem foi morto a tiros na Vila Maria da Conceição, no bairro Partenon, ao tentar se refugiar numa delegacia de polícia. Os criminosos fugiram em um automóvel branco.
Os crimes mobilizam diversas unidades das polícias Civil e Militar. Não há informações sobre prisões.