A Polícia Civil cumpre, na manhã desta quarta-feira (3), sete mandados de busca em residências de suspeitos de cometerem furtos de cabeamento subterrâneo de uma empresa de telefonia e internet. A ofensiva ocorre na região do bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre e também em Viamão, na Região Metropolitana. Um homem de 22 anos foi preso em flagrante na Lomba do Pinheiro por porte de arma de calibre restrito.
Intitulada Operação Subterrâneo, a ação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Concessionárias Públicas (DRCP) do Departamento de Investigações Criminais (Deic). Pelo menos 39 policiais civis participam da operação. Uma pistola e diversos celulares foram apreendidos.
De acordo com o Deic, todos os investigados possuem antecedentes policiais por furto de cabos. A polícia aponta que o suspeito de ser o mentor das ações já foi preso este ano em flagrante pela DRCP.
O delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação Criminal do Deic, explica que a investigação teve início após dois furtos ocorridos em sequência. O primeiro foi no dia 4 de março, em Viamão. Na ocasião, foram furtados 500 metros de cabos modelo CTPL 40X200, avaliados pela empresa em R$23,5 mil.
Na madrugada seguinte, em 5 de março, a Brigada Militar conseguiu abordar e deter quatro suspeitos em um veículo Fiat Strada no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. No veículo foram encontrados 15 metros de cabo de telefonia CTPL 40X300 e 10 metros de cabos CTPL 40x100, além de dezenas de ferramentas utilizadas para cortar a fiação.
Imagens de câmeras de segurança ajudaram na identificação de mais sete veículos que também eram utilizados nas ações criminosas: um Volkswagem Gol, uma picape Amarok, um Hyundai Azera, uma Ford Ecosport, um Fiat Argo, um Renault Clio e uma Van Mercedes-Benz Sprinter. Segundo a polícia, até o momento, a investigação conseguiu identificar seis suspeitos de integrarem o grupo responsável pelos furtos.
Conforme o titular da DRCP, delegado Luis Firmino, o grupo é responsável por outros furtos semelhantes, causando prejuízo a milhares de clientes que ficaram sem o serviço de telefonia e internet na região, inclusive, uma unidade da Brigada Militar.
— As investigações agora continuam com a análise dos celulares e veículos apreendidos — diz Firmino.
Como denunciar
Casos de furtos e roubos de cabos podem ser denunciados anonimamente pelo Disque-denúncia, no 0800-510 2828. Também é possível denunciar pelo WhatsApp e Telegram no (51) 98444-0606 e pelo site da Delegacia Online.