Investigado em pelo menos 10 casos de agressões a mulheres, um homem está sendo julgado, nesta terça-feira (2), pela tentativa de assassinato de uma delas em 2019, na zona sul de Porto Alegre.
Thiago Guedes Pacheco, 43 anos, responde por tentativa de feminicídio qualificado — motivo torpe, dissimulação, meio cruel em razão de asfixia e a questão de gênero em si.
Conforme o Ministério Público (MP), o crime aconteceu em dezembro de 2019, no bairro Hípica. A vítima começou a ser asfixiada dentro do carro e só sobreviveu porque um outro motorista que passava pelo local percebeu as agressões. A sentença deve ser conhecida ainda nesta terça.
Além desta vítima, outras nove mulheres afirmam ter sido vítimas de Pacheco por agressões que aconteceram desde 2001 em Porto Alegre, Gravataí, Brasília e até Barcelona. Em janeiro de 2020, Zero Hora conversou com cinco mulheres agredidas pelo homem, que na época estava foragido.
Em fevereiro de 2020, o homem foi preso em um prédio no Centro de Porto Alegre, onde estava se escondendo da Polícia. Ele está detido na Penitenciária Estadual de Canoas.
Zero Hora tenta contato com a defesa de Thiago, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.