Uma mulher de 51 anos foi presa em flagrante, na noite de segunda-feira (1ª), por maus-tratos a animais. Ela foi detida no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre, após denúncia pelo sistema 156, da prefeitura da Capital. O nome dela não foi divulgado.
A mulher vinha sendo monitorada desde o início do ano. Na casa dela, foram encontrados um cachorro morto e outros dois em condições precárias. Conforme a polícia, os animais resgatados estavam excessivamente magros e cobertos por carrapatos, além de apresentarem alterações na cor das mucosas.
De acordo com o delegado Luciano Peringer, responsável pela apuração do caso, a mulher já tinha sido procurada anteriormente e orientada sobre como deveria cuidar dos cães. Ela também já havia recebido notificações oficiais alertando sobre a situação dos animais.
Além da Polícia Civil, a ação contou com a Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) e Gabinete da Causa Animal (GCA).
Os animais resgatados foram encaminhados para uma ONG de proteção, após passarem por atendimento na Unidade de Saúde Animal Vitória (Usav).
Em caso de condenação, a pena para o crime de maus-tratos aos animais pode chegar a cinco anos de prisão.