Um policial militar foi atacado a tiros quando tentava realizar uma abordagem em Gravataí, na Região Metropolitana. O caso aconteceu na madrugada deste sábado (23), por volta das 2h30min, no bairro Santa Cruz. O soldado foi atingido por três tiros, mas sobreviveu. O suspeito de ter efetuado os disparos foi morto em novo confronto com a Brigada Militar, horas depois.
Segundo a Brigada Militar, uma equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que faz a ronda com motocicletas, estava realizando abordagens, próximo do limite com o município de Cachoeirinha. Os PMs desconfiaram de três suspeitos na Avenida Jorge Amado, que tentaram escapar correndo.
As imagens gravadas por uma câmera de segurança mostram o momento em que o PM numa motocicleta se aproxima do criminoso. O homem saca a arma e atira repetidas vezes na direção do policial. Acredita-se que tenham sido disparados pelo menos oito tiros. O soldado cai no chão ao ser baleado, e então saca a própria arma e reage, atirando na direção do criminoso, que escapa correndo. Logo depois, o atirador é perseguido pelos outros policiais.
O PM baleado foi atingido por três tiros: um deles acertou o joelho e dois o peito. O colete à prova de balas impediu que os tiros acertassem o tórax do policial. Ele foi levado para atendimento médico, e precisou passar por cirurgia, mas já foi liberado e se recupera em casa.
Após a troca de tiros, um cerco foi realizado pelos policiais na região. Na mesma madrugada, os policiais entraram em confronto novamente com um homem, que foi identificado como sendo o mesmo que atirou no PM. Ele foi morto durante a troca de tiros. Conforme a BM, ele tinha 25 anos e possuía antecedentes por crimes como tráfico de drogas, homicídio e roubo a pedestres. O nome dele não foi divulgado pela polícia.
Uma pistola com carregadores e munição também foram apreendidas pelos policiais. Na mesma ação foi preso outro suspeito de 19 anos e apreendido um adolescente de 17 anos.