Correção: o quarto criminoso envolvido no assalto foi identificado pela Polícia Civil no final de 2022, e não como publicado entre 19h28min de 28 de fevereiro e 16h41min de 29 de fevereiro. O texto já foi corrigido.
A 2ª Vara Judicial de Caçapava do Sul, na Campanha, condenou um dos quatro responsáveis pelo ataque a uma agência bancária de Santana da Boa Vista, no Sul do RS, ocorrido em 2022.
O homem, que não teve a identidade revelada, foi condenado a 55 anos, um mês e 23 dias de prisão, além de multa. Ele responde pelos crimes de assalto a estabelecimento bancário com reféns, roubos majorados, tentativas de latrocínio e receptação.
A decisão foi proferida no dia 21 de fevereiro e divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).
O crime aconteceu no dia 8 abril de 2022 e possui características do chamado "novo cangaço". Na ocasião, quatro criminosos invadiram uma agência do Banrisul na Rua Dezessete de Setembro, na área central de Santana da Boa Vista, por volta das 15h. Dois deles fizeram funcionários e clientes reféns para roubar o cofre.
Outros dois assaltantes encaminharam os demais reféns para a parte externa do banco, onde fizeram um cordão humano.
Houve troca de tiros com a polícia e dois dos quatro criminosos envolvidos morreram durante o confronto. O quarto criminoso envolvido no crime foi identificado pela Polícia Civil no final de 2022 e indiciado por participação no assalto. Ele está em liberdade.