Um assalto a uma agência bancária acabou com troca de tiros e um criminoso morto na tarde desta sexta-feira (8), em Santana da Boa Vista, no sul do RS. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito Garleno Alves informou que os reféns foram liberados. Outro criminoso ficou ferido.
O assalto aconteceu por volta de 15h, na agência do Banrisul localizada na Rua Dezessete de Setembro, na área central de Santana da Boa Vista. O prefeito lembra que a mesma agência já foi alvo de criminosos anteriormente.
— Eles chegaram dando muitos tiros para o ar. Para sair, fizeram um cordão humano. O assaltante morreu na porta da agência — conta o prefeito.
O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Fronteira Oeste, coronel Marcio José Rosa da Luz, conta que quatro criminosos, usando toucas ninja, fizeram um vigilante e uma funcionária de reféns para sair do banco. Na área externa, formaram um cordão humano com pessoas que estavam no local.
Os reféns foram liberados na localidade conhecida como Estrada da Campina. Os criminosos entraram em uma caminhonete Fiat Toro de cor preta na qual fugiram do local. Os assaltantes atiraram contra os policiais da Brigada Militar com fuzil calibre 556 e espingarda calibre 12. Um dos ladrões morreu no local e outro foi baleado. Mesmo ferido, ele foi levado pelos comparsas no veículo.
O grupo fugiu em direção ao município de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo. A BM recebeu informações de que eles trocaram de veículo e estariam a bordo de uma Toyota Hilux prata. O veículo foi roubado de uma propriedade rural. O comandante reforça que as vias da região estão sob monitoramento intenso da BM.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, informa que o Batalhão de Aviação da BM e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados. Cerca de 60 policiais estão envolvidos nas buscas aos assaltantes foragidos, que seriam pelo menos dois.
Também auxiliam nas buscas, policiais militares do 5º Batalhão de Polícia de Choque e de unidades da região dos Comandos Rodoviário e Ambiental, dos Comandos Regionais, além da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até 22h8min, os suspeitos não haviam sido localizados.
A Brigada Militar solicita a colaboração dos moradores da região para que repassem informações que possam contribuir para a localização dos criminosos ligando para o 190, caso notem alguma movimentação atípica.