A ofensiva da Polícia Civil contra 16 criminosos envolvidos com o tráfico de drogas em Sapucaia do Sul, realizada nesta terça-feira (12), tem como alvo pilotos que seriam responsáveis por trazer drogas do Paraguai ao Rio Grande do Sul. Um deles foi preso na manhã desta terça-feira (12), no bairro Campina, em São Leopoldo. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul.
Segundo o delegado Gabriel Lourenço, responsável pela operação, foi possível apurar que as rotas incluíam voos do Paraguai, onde a droga era comprada, com destino ao Rio Grande do Sul. Por operarem com aviões de pequeno porte, o grupo usava pistas pequenas para reabastecimento e descarregamento do material, para dificultar o rastreio das rotas.
Cerca de 200 policiais civis, cumprem 55 ordens judiciais, dentre os quais 39 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva. Até as 7h, 12 pessoas haviam sido presas. Os policiais apreenderam armas, munição, carregadores e um drone.
Conforme a investigação, os pilotos que atuavam para o grupo se reportavam a Fernando Luis do Val Júnior, de 41 anos, que chegou a ser incluído na lista de procurados da Interpol e fugiu de lancha pelo Caribe, antes de retornar ao Brasil e ser recapturado por policiais disfarçados de torcedores de clubes cariocas. Ele estava preso e recebeu nova ordem de prisão dentro da cadeia.
O delegado destaca ainda que ele exercia um papel de liderança entre os demais pilotos do grupo e outras pessoas ligadas ao tráfico aéreo de drogas.