A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Hinsberg, para combater o tráfico de drogas e o desvio de substância química utilizada na produção de crack. O foco principal da ação é uma indústria química situada em Diadema, na região metropolitana de São Paulo, cujo sócio é o influenciador fitness Renato Cariani, que conta com mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram.
Mais de 70 policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão, distribuídos em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Segundo o portal g1, além de Renato Cariani, também está sob investigação Fabio Spinola, previamente detido por participação em atividades ilícitas semelhantes durante uma operação da PF no Paraná.
O esquema envolve emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo, utilizando "laranjas" para depósitos em espécie, simulando funcionários de multinacionais.
O grupo é suspeito de desviar quantidades significativas de uma substância química, revelando 60 transações dissimuladas e visando a produção estimada de mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo. A ação é conduzida em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo e a Receita Federal.