Um homem de 26 anos foi detido nesta sexta-feira (8) suspeito de assaltar motoristas de aplicativo na Lomba do Pinheiro, na zona leste da Capital. De acordo com a Polícia Civil, ele abordou pelo menos cinco pessoas este ano e já havia sido preso sete vezes pelo mesmo delito.
Segundo as investigações, o suspeito agia sempre da mesma forma: primeiro, solicitava uma corrida em uma localidade específica na Lomba do Pinheiro e sentava atrás do motorista para dificultar a identificação. Em seguida, anunciava o assalto apontando uma arma de fogo contra a nuca das vítimas e desferia golpes na cabeça delas.
— Acreditamos que ele agia assim para evitar que as vítimas vissem o seu rosto. No entanto, o fato de ele sentar bem atrás do banco do motorista e a violência na abordagem foram justamente os aspectos que chamaram a atenção e auxiliaram na identificação do suspeito — destacou o delegado Luciano Peringer, responsável pelo caso.
Além de levar celulares e quantias em dinheiro, em alguns casos o suspeito coagiu motoristas a fazerem transferências via Pix. Após perceber as semelhanças entre os casos, a polícia conseguiu identificar e localizar o suspeito, que estaria morando em casas de parentes na Lomba do Pinheiro. As investigações ainda apontam que o homem também cometeu o mesmo crime em outros municípios da Região Metropolitana, como Alvorada e Viamão.
O homem foi preso preventivamente e encaminhado ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp) de Porto Alegre. O inquérito será concluído nos próximos dez dias.