Em uma semana, 638 mil brasileiros já se cadastraram no Celular Seguro, aplicativo do governo federal que bloqueia smartphones em caso de perda, roubo ou furto do aparelho. Também foram registrados 474 mil celulares na plataforma desde o seu lançamento, no último dia 19, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (26) pelo programa Jornal Hoje, da TV Globo.
O aplicativo foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O app funciona como um sistema de bloqueio remoto que será acionado por pessoas de confiança do usuário, impedindo acesso ao celular e aplicativos de bancos e serviços como compras, transporte e alimentação, em poucos minutos após a ocorrência do delito.
O app é gratuito e pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública ou pela Play Store (para Android) e App Store (sistema iOS). É necessário ter ou criar uma conta gov.br no mínimo na categoria prata para conseguir utilizar a ferramenta.
Como usar a plataforma?
- Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas App Store ou Google Play
- Faça o login com a conta gov.br
- O usuário deve ler os termos de privacidade e concordar com os termos ao entrar no aplicativo
- Na página inicial, deve indicar uma pessoa de confiança, registrar um número de telefone ou registrar ocorrência
Pessoa de confiança e registro de telefone
Para cadastrar uma pessoa de confiança ou registrar um número de telefone, o usuário deve cadastrar o CPF do responsável.
Como registrar uma ocorrência?
Em caso de roubo, a vítima deverá preencher os seguintes critérios:
- Data
- Tipo de situação
- Hora
- Estado
- Cidade
- Clicar em “emitir”
Ao terminar a ocorrência, será gerado um protocolo para acompanhar o andamento com as instituições cadastradas no programa (bancos e empresas de telefonia).