Cinco pessoas foram presas pela Polícia do Uruguai pela morte do sargento do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Paulo Aloir da Luz, 56 anos. A morte ocorreu durante um roubo em Rivera, município uruguaio que faz fronteira com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em 21 de outubro.
O governo uruguaio divulgou nesta quinta-feira (16) que a Diretoria de Investigações realizou seis operações que culminaram na prisão de cinco pessoas de 22, 27, 32, 38 e 40 anos. Entre elas, está o suspeito de autoria do crime.
Durante as apurações foram apreendidos US$ 15,7 mil e R$ 13,2 mil, parte do que foi roubado das vítimas. Além disso, foram recuperados veículos, relógios e televisores. O suspeito de atirar em Luz, de 27 anos, e os outros quatro cúmplices, tiveram prisão preventiva decretada. Durante a operação policial, um sexto suspeito, de 25 anos, foi detido. No entanto, ele foi liberado na sequência e não teve a prisão decretada.
De acordo com o delegado Laurence Teixeira, titular da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil, tanto a polícia gaúcha quanto a uruguaia abriram investigações sobre o caso, já que o crime foi praticado no país vizinho e a vítima era brasileira. Conforme Teixeira, mesmo que a investigação gaúcha continue evoluindo, a tendência é de que a legislação uruguaia seja aplicada no caso.
— Para que a lei brasileira seja aplicada em relação a um crime praticado no Exterior contra vítima brasileira, devem ser atendidos determinados requisitos legais, como entrar o autor do delito no território nacional e não ter sido absolvido, perdoado ou cumprido a pena no estrangeiro. No caso em questão, a justiça uruguaia prevalecerá sobre a brasileira já que os autores do delito, uma vez presos, devem ser julgados em breve naquele país — explica.
O crime
O sargento do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) foi morto durante um assalto em Rivera. O crime aconteceu em 21 de outubro de 2023. Luz estava de folga e passeava pela região quando foi baleado na região do tórax e no abdômen durante a ação de criminosos que roubavam turistas na cidade. Ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Durante o crime, outro homem foi baleado. O proprietário de um ônibus de turismo sofreu ferimentos na perna.