Os suspeitos de terem matado um sargento do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) no último sábado (21) estão sendo procurados pela Polícia Civil em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Na manhã desta segunda-feira (23), agentes realizavam ações para tentar descobrir quem são os autores por trás da morte de Paulo Aloir da Luz, 56 anos.
Paulo, que estava de folga, foi morto em Rivera, no lado uruguaio da fronteira, enquanto passeava pela região. Ele foi baleado na região do tórax e no abdômen durante a ação de criminosos que roubavam turistas na cidade. O sargento chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu. O caso é investigado como latrocínio (roubo com morte). As circunstâncias dos disparos ainda serão averiguadas.
Os suspeitos são três homens que estavam a bordo de um Gol, de onde teriam saído os disparos. O veículo foi encontrado estacionado em uma casa, em Santana do Livramento. O carro foi apreendido e encaminhado para análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
— Desconfiamos que seriam brasileiros porque o carro era brasileiro e foi guardado numa casa em Santana do Livramento. Então agora a gente está indo atrás para verificar quem é que teria alugado essa casa. A partir daí a gente começa a seguir o resto do rastro — afirma a delegada Giovana Muller, da 1ª Delegacia de Polícia de Santana do Livramento.
Apesar de o crime ter ocorrido no país vizinho, a polícia gaúcha assumiu as investigações, pelos envolvidos serem do Rio Grande do Sul.
Durante o crime, outro homem foi baleado. O proprietário de um ônibus de turismo sofreu ferimentos na perna. O estado de saúde não foi informado.
Despedida
Paulo Aloir da Luz trabalhava em Sapiranga, no Vale do Sinos. Por meio de nota de pesar, a BM lamentou a morte e destacou parte da carreira do sargento:
"O sargento Aloir ingressou na BM em 25 de Agosto de 1988 e estava atuando no município de Sapiranga, como comandante do 1º Pelotão, da 2ª Companhia do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, deixa esposa, três filhos e três netos."
O enterro ocorreu na manhã desta segunda-feira (23) no Cemitério Amaral Ribeiro, em Sapitanga.