Em ofensiva contra o tráfico de drogas, na noite da quarta-feira (2), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão em uma casa na Avenida Rócio, bairro Vila João Pessoa, zona leste. Foram apreendidos no local R$ 89 mil em dinheiro, dentro de sacolas plásticas.
Dois suspeitos foram detidos no local. Em depoimento, os homens, de 37 e 32 anos, afirmaram que recebiam pagamento semanal para tomar conta da residência, mas que não sabem a origem do dinheiro.
— Recebiam R$ 1 mil por mês, cada. Falaram que não sabem o nome de quem pagava eles e não tinham prazo para ficar na residência, que estavam lá para cuidar do dinheiro — relata o delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN).
A dupla foi liberada, mas será investigada pela Polícia Civil.
— Caso eles desempenhem a função de guardar o dinheiro decorrente da venda das drogas, serão indiciados por associação ao tráfico. Mas caso tenham recebido o valor para depositar para alguém ou investir em algo, podem ser indiciados por lavagem de dinheiro — comenta Dill.
A casa passou a ser monitorada por agentes da 1ª Divisão de Investigações do Narcotráfico após denúncias anônimas. A polícia acredita que o local era utilizado como depósito por uma facção criminosa com sede no Vale do Sinos.
— Observamos que a residência não possuía morador fixo, mas que todos que passavam pelo local tinham ligações com o tráfico de drogas e o crime organizado — conta o delegado Dill.
*Produção: Lucas de Oliveira