Cinco homens foram presos, nesta quarta-feira (23), em operação deflagrada pela Polícia Civil na Capital e na Região Metropolitana. Conforme a delegada Ana Flávia Leite, a operação, denominada Pugna, ocorreu entre esta terça e quarta dentro da estratégia de intensificar investigações contra o tráfico de drogas e organizações criminosas.
As ações foram feitas em Porto Alegre (nos bairros Belém Novo e Lomba do Pinheiro), em Gravataí (no bairro Cohab) e em Alvorada (no bairro Estância Grande).
Durante a operação, na noite de terça-feira, os policiais apreenderam, em uma residência em Gravataí, kits que aumentam a estabilidade de pistolas, além de uma balança de precisão e maconha.
No dia seguinte, pela manhã, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. O objetivo, de acordo com a Polícia Civil, era identificar membros de organizações criminosas voltadas para a prática de tráfico de drogas.
Em uma das residências, um homem foi preso em flagrante, armazenando um fuzil e uma carabina.
Na noite de quarta-feira, em Alvorada, outros quatro indivíduos foram presos em flagrante. Eles estariam descarregando substâncias entorpecentes em local destinado ao armazenamento de drogas.
Com eles, foram apreendidos um quilo de cocaína, 29 peças de maconha, com peso total de 30 quilos, e dois veículos utilizados no transporte dos entorpecentes.
Os cinco indivíduos presos durante a operação foram conduzidos ao sistema prisional, onde seguem à disposição da Justiça para responder pelos crimes de tráfico de drogas e de posse ilegal de arma de fogo. Segundo a Polícia Civil, a investigação deve prosseguir a fim de identificar e responsabilizar possíveis outros membros do grupo criminoso.