Em ofensiva contra o comércio ilegal de armas de fogo, a Polícia Federal (PF) deflagrou a primeira etapa da Operação Grave na manhã desta terça-feira (6), que resultou na prisão de um homem 43 anos por tráfico de armas. Um fuzil calibre 556, sete pistolas calibre 9 milímetros e nove carregadores foram encontrados enterrados no pátio da casa do suspeito em Capela de Santana, no Vale do Caí.
Investigações da Delegacia Especializada no Combate ao Tráfico de Armas apontaram que o armamento poderia estar enterrado no pátio da residência do homem, alvo da primeira fase da operação. Conforme o delegado Márcio Teixeira, a operação é resultado de um “monitoramento ininterrupto” na movimentação de armamentos que “servem à criminalidade e facções gaúchas”.
Com enxadas e pás, os policiais federais começaram a escavar no pátio da residência, situada no bairro Parque Primavera. As pistolas estavam enroladas em papel alumínio, dentro de um balde. Já o fuzil, enrolado em alguns tecidos, estava dentro de um cano de PVC, também isolado com papel alumínio.
De acordo com a PF, todas as armas têm origem estrangeira. O investigado, que possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal em Porto Alegre, e posteriormente será encaminhado ao sistema penitenciário.
*Produção: Lucas de Oliveira