Um servidor da prefeitura de Ivoti, no Vale do Sinos, foi preso em flagrante, no último sábado (27), por importunação sexual contra uma adolescente de 15 anos durante a Feira do Mel, Rosca e Nata. O homem, de 54 anos, passou por audiência de custódia e foi solto nesta segunda-feira (29).
Segundo a ocorrência, o servidor passou as mãos e tentou beijar a menina. Ela chamou o pai, que então acionou a Brigada Militar.
O caso é investigado pela Delegacia de Ivoti, que apura o crime de importunação sexual, com pena de um a cinco anos de prisão. O delegado Fábio Motta Lopes afirma que pretende concluir o inquérito policial ainda nesta semana, mas precisa ouvir uma amiga que estava com a adolescente no evento — o abuso teria ocorrido quando essa amiga se afastou.
O preso, que não teve o nome divulgado, já possui um antecedente por ato obsceno. Ele foi afastado da prefeitura de Ivoti até a conclusão da investigação da Polícia Civil e de uma sindicância interna, conforme nota emitida pelo Executivo. Uma portaria publicada nesta segunda-feira suspendeu o servidor por 90 dias.
"A Prefeitura de Ivoti está abrindo sindicância para investigar a postura do servidor público e prestará apoio às equipes da Polícia Civil encarregadas do caso. O servidor será afastado da função. Repudiamos qualquer ato de violência e prestaremos todo tipo de apoio necessário à família", diz o Executivo em nota.