Uma quadrilha que há mais de 10 anos comanda o tráfico de drogas na região do Vale do Rio Pardo foi desarticulada na manhã desta terça-feira (25) pela Polícia Civil. A operação “Enxuta” prendeu seis pessoas e cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Encantado e Charqueadas.
Estiveram nas ruas 58 policiais civis, com apoio de helicóptero. Um homem foi preso em Santa Cruz do Sul, dois homens e duas mulheres foram presos em Venâncio Aires e um já estava preso na PASC, em Charqueadas. Três dos presos já possuem condenações por tráfico. A polícia não divulgou os nomes nem detalhes sobre os investigados.
Buscas foram realizadas em diversos locais, entre eles, um escritório de advocacia e dois de contabilidade. O objetivo da polícia é desbaratar uma organização criminosa que vem lavando dinheiro do tráfico de drogas em diferentes áreas comerciais, como um posto de combustíveis, uma loja de conveniência e uma revenda de veículos.
A investigação encontrou mais de cem imóveis em nome dos investigados, apreendeu cinco carros de luxo e identificou operações bancárias que ultrapassam a casa dos R$ 20 milhões. Um dos prédios pertencentes ao grupo, com diversos apartamentos no centro de Venâncio Aires, seria a nova sede da Defensoria Pública do município e era alugado por um dos casais presos pelo valor mensal de R$ 6 mil.
Segundo a investigação, a prova da lavagem de dinheiro é farta, atacando diretamente os mentores da organização criminosa e suas respectivas esposas, com atuação no topo da pirâmide do tráfico.