A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quinta-feira (13), operação contra uma quadrilha suspeita de roubos a carteiros e a veículos dos Correios na zona norte de Porto Alegre. Quatro pessoas — que ainda não tiveram os nomes divulgados — foram presas preventivamente.
A investigação teve início em novembro de 2022, depois que um grupo armado roubou um veículo dos Correios no momento em que era feita uma entrega de encomendas no bairro Rubem Berta. A quadrilha é apontada por estar envolvida em pelo menos mais dois ataques na região nos últimos meses. Desde o ano passado, são mais de 60 casos deste tipo registrados, mas envolvendo outras quadrilhas, segundo a polícia.
Além dos mandados de prisão, foram cumpridos outros cinco de busca e apreensão. A ação, que integra a Operação Correio Seguro, teve apoio da Brigada Militar. A investigação continua e o trabalho, que é realizado desde 2016, já está na nona edição, segundo a PF. Conforme dados da instituição, durante este período de mais de sete anos, já foram cumpridos 30 mandados judiciais de prisão e outros 32 de busca e apreensão.
— A operação que realizamos há anos representa um esforço permanente da Polícia Federal em enfrentar delitos patrimoniais. E esta prisão realizada hoje (quinta-feira) é resultado de uma rápida ação na época dos fatos e do monitoramento dos criminosos — diz o delegado da PF Márcio Teixeira, responsável pelas prisões no Rubem Berta.
Roubos
A PF tem o registro de 41 roubos a veículos dos Correios em todo o ano de 2022, sendo 22 em Porto Alegre — a maioria deles na Zona Norte. Os crimes aconteceram nas seguintes cidades: Porto Alegre, Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Brochier, Alvorada, São Leopoldo, Nova Araçá e Cidreira.
Neste ano, entre os meses de janeiro e março, foram registrados 10 casos, a maior parte na Capital — com mais uma vez a Zona Norte concentrado quase todos os registros. Também houve casos em Canoas.