A Polícia Civil de Rosário do Sul deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Elo Perdido, para combater grupo criminoso que comanda o tráfico de drogas em pelo menos quatro bairros do município.
Foram cumpridas 78 ordens judiciais. Até o fim da manhã, 23 mandados de prisão preventiva haviam sido cumpridos, dos quais 11 foram cumpridos em casas prisionais pelo fato de os investigados já estarem detidos. Dois suspeitos com prisão preventiva não foram encontrados. Três pessoas foram detidas em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Os que já estavam detidos e receberam os novos mandados de prisão estão recolhidos no Presídio Estadual de Rosário do Sul, na Penitenciária Estadual de Santa Maria, na Penitenciária Modulada de Uruguaiana, na Penitenciária Estadual e no Presídio Regional, ambos de Caxias do Sul.
Além disso, há 32 mandados de busca e apreensão, 19 de bloqueios de valores e dois de transferência de apenados.
Conforme o delegado Giovanni Lovato, da delegacia de Rosário do Sul, as investigações se iniciaram em 2020 e foram sendo complementadas ao longo dos anos com outros fatos.
A apuração descobriu que três investigados, todos eles já presos — em Rosário do Sul, Uruguaiana e Santa Maria —, se aliaram para comandar o tráfico de drogas nos bairro Vila Nova, Areias Brancas, Jardim Paraíso e Jorge Arigony.
O nome da operação faz referência a um dos suspeitos, que realizava tarefas para diversos investigados já presos e foi o ponto inicial para comprovar a associação entre os principais investigados.