Um jovem de 18 anos e um adolescente de 16 foram alvos de uma ação policial realizada na terça-feira (18), em São Jerônimo, na Região Carbonífera. A dupla planejava um ataque a um estudante de curso de informática na cidade devido a uma desavença entre ele e o menor de idade.
A ação preventiva, divulgada na manhã desta quarta-feira (19), foi em parceria com o Ministério Público. Na casa do adulto, foram apreendidos facões, facas, soqueiras e desenhos de cunho neonazista. Um inquérito foi instaurado na delegacia da cidade com o objetivo de apurar o plano e se havia mais envolvidos ou a possibilidade de mais vítimas, além de outras ações.
Conforme informações da Polícia Civil, o fato foi descoberto nesta semana e exigiu medida rápida para evitar uma possível tragédia. A data em que poderia ocorrer o ataque, o nome do curso de informática e qualquer detalhe que indique quem seja a vítima estão sendo mantidos em sigilo. A investigação continua e apura pelo menos incitação à realização de crime, ato análogo a terrorismo, resistência, corrupção de menores, mas sem descartar também possível apologia ao nazismo.
De acordo com a investigação, o adolescente procurou o amigo e relatou que tinha uma desavença com um colega. A partir disso, passou a receber orientações sobre como, quando e onde cometer o homicídio.
Em algumas trocas de mensagens entre eles, apreendidas pela polícia, o adulto repassa imagens de armas, desenhos de suástica e textos fazendo alusão ao ataque. Em uma destas mensagens, o adolescente relata que, se não conseguir a arma com o mais velho, utilizaria uma faca. O adulto diz, conforme os textos, que, depois de atacar o estudante, ele deveria apagar todas as mensagens. Em tom irônico, o adolescente ainda diz que deixará de ser "réu primário".
As conversas entre eles — incluindo em áudio e vídeo — estão sendo analisadas e periciadas. Em algumas, a polícia encontrou indícios de que poderia haver outros possíveis planos sobre novas ações contra mais vítimas, o que ainda será apurado.
A polícia destaca que a Justiça decretou a prisão preventiva do adulto, cujo nome não foi divulgado. Sobre o adolescente, informa que ele será encaminhado, nesta quarta-feira, para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).