O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) realizou duas ações, em 10 dias, contra uma facção criminosa que tem sede no Vale do Sinos e atua nas proximidades do zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. Dois homens foram presos, e oito quilos de cocaína, 29 quilos de maconha e três armas de fogo foram apreendidos.
A primeira ação ocorreu no dia 7 de abril, quando um homem de 29 anos foi preso com oito quilos de cocaína pura e duas armas de fogo. Conforme a Polícia Civil, ele seria responsável por intermediar as vendas de drogas entre traficantes da região.
— Ele buscava os entorpecentes em um dos esconderijos do grupo, em Sapucaia do Sul, e negociava com os traficantes locais. As armas eram utilizadas para a segurança pessoal dos traficantes — conta o delegado Guilherme Dill, titular da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN).
Com início no sábado (16) e fim no domingo (17), a segunda ação contra o grupo resultou na apreensão de 29 quilos de maconha e uma arma de fogo, e na prisão de outro homem, de 26 anos. Os policiais civis utilizaram uma balsa para chegar ao depósito de drogas do grupo, situado na localidade de Balsa Carioca, em Nova Santa Rita, também nas proximidades do zoológico de Sapucaia do Sul.
— A balsa foi necessária para atravessar o Rio do Sinos e chegar em Nova Santa Rita. O grupo utilizava aquela região porque é meio caminho entre o Vale do Sinos e a Região Metropolitana — explica Guilherme Dill.
Segundo investigações da 3ª DIN, a facção criminosa tem sede no Vale do Sinos, mas utilizava as proximidades do zoológico de Sapucaia do Sul por ser “afastado do perímetro urbano, o que não desperta a atenção de moradores locais”.
De acordo com a Polícia Civil, o prejuízo causado ao grupo criminoso é de, aproximadamente, R$ 500 mil. Sem antecedentes criminais, os dois suspeitos foram presos por tráfico de drogas.
— A operação mostra que as facções criminosas têm utilizado pessoas sem antecedentes criminais para cadastro de armas de fogo e compra de munições — finaliza o delegado.
*Produção: Lucas de Oliveira