Uma ação conjunta da Receita Federal, da Guarda Portuária e da Brigada Militar (BM) apreendeu três quilos de cocaína próximo a um trapiche clandestino na Lagoa dos Patos, em Rio Grande, no sul do Estado. Os tabletes foram encontrados no início da noite desta quinta-feira (30) às margens de um local de armazenagem de mercadorias que serão exportadas.
O entorpecente foi identificado com o auxílio de um cão farejador após os tabletes serem avistados por meio de câmeras do Centro Operacional de Vigilância Aduaneira. O material será encaminhado para a Polícia Civil para futuras investigações. Nenhum suspeito foi preso ainda.
Mais cedo, a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal, com apoio da Europol (agência da União Europeia para cooperação policial), cumpriram 15 mandados de prisão preventiva durante a Operação Hinterland, que busca reprimir o tráfico internacional de drogas da América do Sul para a Europa.
O esquema funcionava partir de empresas de logística marítima sediadas nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC). Os valores movimentados pela organização no mercado europeu chegam a quase R$ 4 bilhões.