A Polícia Federal deflagrou uma operação, na manhã desta terça-feira (15), contra grupos especializados na distribuição de cédulas falsas de dinheiro em Passo Fundo, no norte do Estado.
Além de Passo Fundo foram cumpridos mandados de busca e apreensão na região, nos municípios de Casca, Erechim, Planalto, Santa Maria e também em Lajes, Santa Catarina.
Os alvos da operação são quatro grupos criminosos distintos, que utilizavam modus operandi diferentes. Segundo a investigação, os grupos de Casca e Planalto compravam as notas falsas pelas redes sociais, recebiam pelos correios e depois as disseminavam entre outros criminosos da região.
Já em Passo Fundo e Erechim, foram identificados dois grupos criminosos que compravam produtos eletrônicos e realizam o pagamento com as moedas falsas.
Durante uma das buscas em Passo Fundo, a equipe encontrou maconha, cocaína e ecstasy e uma arma de fogo na residência de um dos investigados, que foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Até o momento, não houve apreensão de moeda falsa no cumprimento dos mandados, apenas documentos que irão auxiliar na investigação.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação segue no intuito de descobrir os fornecedores das cédulas falsas. A ofensiva faz parte da quinta fase da operação Denarius.