Um homem de 23 anos foi preso preventivamente na manhã desta sexta-feira (24) em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, suspeito de chantagear e extorquir mulheres em um aplicativo de mensagens. Ele ameaçava expor fotos íntimas das vítimas nas redes sociais.
Segundo o delegado Matheus Antunes da Rosa, titular da 1ª DP da cidade, foram registrados pelo menos nove boletins de ocorrência, que resultaram na abertura de nove inquéritos.
— A pena para o crime de extorsão varia de quatro a 10 anos. Neste caso, ele tem pelo menos nove casos de extorsão consumada, podendo haver ainda vítimas em outras cidades e Estados — diz o delegado.
A prisão ocorreu por volta de 11h, em uma casa abandonada no centro da cidade. Segundo o delegado, o suspeito iniciava conversas com as vítimas por meio de aplicativos de relacionamentos até obter fotos íntimas. Depois disso, iniciava as chantagens em troca de dinheiro para que não expusesse o conteúdo em redes sociais.
A investigação apontou que o suspeito utilizava nome falso, linhas telefônicas em nome de terceiros e até mesmo uma conta bancária em nome de outra pessoa por meio da qual ele recebia o pagamento de vítimas que cediam às ameaças. Segundo a Polícia Civil, além dos nove casos registrados em Uruguaiana, há indícios que apontam para diversas vítimas em mais cidades do RS e, até mesmo, em outros Estados.
O delegado Matheus Antunes da Rosa explica que a investigação ocorreu ao longo de seis meses e que, diante das provas coletadas, pediu a prisão preventiva do suspeito, deferida pela 2ª Vara Criminal de Uruguaiana.
O homem tem antecedentes criminais por furto, receptação e estelionato. Segundo o delegado, ele foi interrogado em todos os inquéritos policiais e encaminhado à Penitenciária Modulada de Uruguaiana, onde permanecerá à disposição da Justiça.