Imagens de câmeras de segurança analisadas pela Polícia Civil reforçam a hipótese de latrocínio (roubo com morte) no caso que terminou com a morte do soldado da Brigada Militar, Lucas de Jesus Lima, 27 anos. O caso aconteceu às 22h de quarta-feira (11).
Segundo a polícia, a hipótese mais provável é de que o PM tenha sido assaltado enquanto trafegava pela Rua Luís Lederman, no bairro Morro Santana, zona leste de Porto Alegre. Não há, segundo o delegado César Carrion, da 15ª Delegacia de Polícia da Capital, confirmação se o policial trabalhava com transporte de aplicativo no momento da abordagem, como comentado inicialmente por colegas de corporação.
— Estamos verificando ainda, mas ele poderia estar buscando a esposa — afirma o delegado.
Imagens mostram veículo se aproximando em alta velocidade do carro do policial militar. Em seguida, tiros foram ouvidos (assista o vídeo acima).
— Tudo indica que foi mesmo latrocínio — complementa Carrion.
Um dos criminosos foi baleado e morreu enquanto recebia atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Bom Jesus, também na Zona Leste.
Segundo a polícia, ele foi identificado como Marcos Vignol Evangelista Júnior, 21 anos. O delegado afirma que o homem tinha antecedentes por tráfico, roubo e receptação. A polícia busca por ao menos mais um envolvido no crime.
O soldado era natural de Salvador, na Bahia, e atuava no 20º Batalhão de Polícia Militar desde 2018. A BM emitiu uma nota de pesar.
Confira nota da BM na íntegra
A Brigada Militar comunica, com imenso pesar, o falecimento do soldado Lucas de Jesus Lima. O Soldado Lucas reagiu a uma tentativa de roubo de veículo, em Porto Alegre, na noite de quarta-feira, 11 de janeiro.
Um dos três criminosos (de acordo com informações preliminares) que confrontaram com o soldado também foi ferido e veio a óbito.
O soldado Lucas incluiu nas fileiras da BM em 2018, estava lotado no 20º BPM. Era natural de Salvador/BA, tinha 27 anos de idade e deixa esposa.
Os oficiais, praças e servidores civis da Brigada Militar se solidarizam com familiares e amigos do soldado Lucas nesse momento de dor. As informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas oportunamente.