Um homem de 22 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas sintéticas na tarde desta segunda-feira (23), em Charqueadas, na Região Carbonífera. A Polícia Civil apurou que o suspeito seria integrante de facção criminosa com base no Vale do Sinos — o nome dele não foi divulgado.
A prisão ocorreu por volta do meio-dia, em ação coordenada pelo delegado Guilherme Dill, da 1ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (DIN), do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Conforme informações da polícia, o suspeito tinha antecedentes por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
De acordo com a polícia, a investigação se iniciou a partir de informações de que o preso vendia unidades de ecstasy por R$ 50 e comandava compras vindas de outras cidades. Durante a ação, os policiais flagraram o suspeito entregando a droga a um homem. Com ele, foram encontradas cerca de 170 unidades de ecstasy.
Na casa do investigado, havia mais unidades de ecstasy, além de 600 gramas de pó branco semelhante à cocaína e R$ 400 em dinheiro fracionado.
— A venda de drogas sintéticas atinge um público elitizado de usuários e deve ser combatida pois é crime previsto em lei federal e hediondo, conforme determinação da Constituição Federal. A investigação continuará a partir do telefone celular apreendido do suspeito para identificar outros traficantes locais — afirmou o delegado.