Com o assassinato de um jovem na madrugada desta segunda-feira (23), Caxias do Sul chega a 11 homicídios em 23 dias em 2023. O número é mais que o dobro dos casos em todo janeiro de 2022, quando quatro pessoas foram mortas. De acordo com o delegado plantonista Rodrigo Bernardi de Assis, o caso mais recente registrado em Caxias aconteceu pouco depois da meia-noite desta segunda-feira (23), na Rua Sandro Tonietto, no bairro Desvio Rizzo.
Pedro Henrique da Rosa, 19 anos, natural de Cachoeirinha, não portava documentos de identificação, e foi reconhecido por confronto das impressões digitais. Segundo o delegado, testemunhas relaram que o jovem estava de motocicleta quando foi alvejado com três disparos, sendo que dois atingiram a região da cabeça:
— A motivação para o crime teria sido a retaliação de outro homicídio, a morte de uma senhora no bairro Fátima.
O caso que o delegado menciona é o assassinato de Maria Celeste Pereira da Rosa no último dia 11. Segundo a polícia, ela foi morta dentro de casa, na Rua Hugo Torquato Argenta, no bairro Fátima, por três homens, encapuzados, que saíram de um carro, entraram na casa e atiraram contra ela. Maria Celeste chegou a ser socorrida pelo filho e levada para atendimento médico, mas não resistiu e morreu no hospital.
Na Serra, já são 25 homicídios nas oito cidades da região nos primeiros dias do ano. Destes, quatro foram feminicídios, três em Caxias e um em Garibaldi.