O 3º Batalhão de Polícia Militar de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, afastou dois policiais flagrados cobrindo a cabeça de uma pessoa com um saco plástico durante abordagem no bairro São José, na noite de domingo (1º). A Brigada Militar afirma que a postura não condiz com a prática da corporação.
A abordagem foi flagrada em um vídeo, gravado sem que os brigadianos tenham percebido. As imagens que circulam pelas redes sociais mostram dois homens fardados e uma pessoa suspeita, todos de costas para a câmera.
Em 12 segundos de vídeo, um dos soldados segura a sacola de cor esverdeada, de plástico, e em seguida cobre a cabeça da pessoa, supostamente uma mulher, que já tinha as mãos imobilizadas junto às costas. Ela grita, o policial aperta a sacola na nuca da vítima, e o vídeo se encerra. Não há informações sobre a identificação ou motivo da abordagem, nem descrição da circunstância ou do autor do registro em vídeo.
O batalhão responsável pelo policiamento em Novo Hamburgo se manifestou por meio de uma nota: "O comando do 3⁰ Batalhão de Polícia Militar, sediado em Novo Hamburgo, comunica que tomou ciência de vídeo onde dois homens fardados aparecem em condutas incompatíveis com a atividade policial militar. Informa, ainda, que foram identificados o local e os dois policiais militares que aparecem nas referidas imagens, e que a Corregedoria-Geral já instaurou procedimento para a apuração das circunstâncias do fato. A Brigada Militar de Novo Hamburgo afastou os policiais militares das atividades até que seja concluída a investigação", diz nota publicada nesta segunda-feira (2), assinada pelo comandante, tenente-coronel Jacques Peiter.
O comandante Peiter afirma que mais informações sobre o caso estarão disponíveis apenas após a conclusão do inquérito por parte da corregedoria:
— A Corregedoria Geral da BM nomeou um encarregado do inquérito. As informações serão fornecidas com a conclusão do IPM.
Na segunda-feira (2), os policiais foram chamados a depor e ficaram em silêncio. A corregedoria investiga, ainda, se outros agentes participaram da abordagem. A expectativa é de que o inquérito seja concluído em uma semana.