Uma operação policial realizada na manhã desta terça-feira (13) prendeu 47 pessoas e desarticulou um grupo responsável pelo tráfico de drogas na região central do Rio Grande do Sul. As prisões ocorreram nas cidades de São Francisco de Assis, Santa Maria, Santiago, São Sepé e Charqueadas.
A operação Morpheu, realizada pela 21ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, identificou que o grupo torturava supostos devedores por compra de drogas. Houve relato de uma pessoa baleada na mão por não pagar o que devia e de outras que foram agredidas por integrantes do grupo criminoso.
Os três homens responsáveis pela agressão foram presos em dezembro do ano passado, quando foram intensificadas as investigações sobre o grupo. A polícia apurou que a facção, com base na região metropolitana de Porto Alegre, atuava no tráfico de drogas nas cidades de São Francisco de Assis, Manoel Viana, Nova Esperança e Jaguari. Cocaína, crack e maconha eram os ilícitos mais comercializados.
Na manhã de hoje, 250 agentes, em 50 viaturas, com apoio aéreo, cumpriram 40 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão preventiva. Até as 10h, 47 das ordens de prisão foram cumpridas, sendo que 15 contra suspeitos que já estavam recolhidos em unidades prisionais de Charqueadas, Santa Maria e São Francisco de Assis. De dentro das celas, eles comandavam a venda, cobrança e transporte de drogas, segundo a polícia.
O delegado Marcelo Batista, da DP de São Francisco de Assis, diz que a ideia é fazer uma espécie de “limpa” e retirar de circulação quem pratica o tráfico de drogas na região.
— Essa é uma primeira fase, em que pretendemos diminuir a incidência desse tipo de crime na região. Não descartamos uma segunda operação — relatou.
Além das prisões, foram apreendidas armas, drogas, aparelhos celulares, dinheiro, quatro carros e quatro motos. As investigações mostraram que o grupo utilizava menores de idade para auxiliá-los na comercialização dos entorpecentes. Uma mulher, que está entre os presos, teria coagido os filhos a entrarem no narcotráfico.