A Fundação de Atendimento Socio-Educativo (Fase) entregou, nesta terça-feira (20), a reforma de sua sede administrativa, localizada na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre. A cerimônia de inauguração do espaço teve início às 10h30min e foi seguida por um evento cultural promovido pela fundação.
O prédio que abriga a sede administrativa da Fase foi inaugurado originalmente em 1932 para receber o Asilo São Joaquim, dedicado a acolher meninos órfãos. O imóvel — parte do complexo criado por Padre Cacique, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade desde o século 19 — foi tombado em 2013 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).
A obra na sede da instituição incluiu a substituição do telhado, instalações elétricas, lógica, fibra óptica, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e pintura. O investimento na reforma foi de aproximadamente R$ 6,7 milhões, com recursos próprios da Fase.
O sistema de proteção contra descargas atmosféricas deverá evitar que o prédio seja atingido por raios em dias de intempéries, especialmente pela proximidade do imóvel com o Guaíba e por ser cercado de árvores centenárias. Já a estrutura do telhado, que estava comprometida, com madeiras deterioradas e cupins, foi toda trocada, assim como a cobertura, em uma etapa da obra que durou cerca de quatro meses.
A instalação de fibra óptica deve melhorar o acesso à internet no espaço, necessário especialmente para audiências online com a Justiça e o Ministério Público. Anteriormente, o prédio ficava sem internet frequentemente, obrigando os servidores a utilizar suas redes particulares.
Os trabalhos de reforma começaram em outubro de 2021, e o projeto, desenvolvido e realizado pela Âncora Construções e Equipamentos, precisou passar pelo crivo do Iphae. O imóvel sedia as diretorias Administrativa, de Qualificação Profissional e Cidadania e Socio-educativa da fundação, com circulação de pelo menos 200 servidores, que já ocupam o local desde outubro. A edificação não abriga nenhum socioeducando.
Após a cerimônia de entrega da reforma, a instituição promoveu no local uma mostra cultural, com o lançamento do livro Onde Moram meus Pensamentos, publicação que reúne uma coletânea de produções textuais e artísticas de jovens de todas as unidades da Fase. O evento ainda teve exposição de oficinas e apresentações musicais.