Foi preso nesta manhã um homem apontado como líder da maior facção criminosa de Rio Grande, no sul do Estado. Ele seria o número dois da organização, que é uma das responsáveis pela onda de violência no município em 2022. O suspeito foi preso durante a Operação Forest, com a participação de cerca de 70 agentes da Polícia Civil de Rio Grande e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
— A principal participação dele era como gerente, um articulador da facção, responsável pelo patrimônio, a contabilidade, divisão de lucros e remessa de pagamentos — explica a delegada regional Lígia Furlanetto, que comandou a operação, junto do delegado Alexandre Mesquita.
A investigação que levou à Operação Forest começou com um homicídio na Avenida Buarque de Macedo, em julho. O trabalho da Polícia Civil identificou os executores e chegou ao mandante do crime. Todos foram presos nesta manhã. As ações aconteceram nos bairros Bosque, Getúlio Vargas, Dom Bosquinho e Rural.
— As investigações vão atrás das lideranças, não apenas na investigação dos executores. Sabemos que nenhuma execução é feita sem a ordem, a autorização dos líderes das facções. Se há homicídios por conta da disputa entre facções, há líderes autorizando esses homicídios. Então, estamos chegando nestes líderes — afirma Lígia.
O homem que a polícia identificou como o principal chefe da facção já está na Penitenciária Estadual de Charqueadas. A organização está envolvida na guerra pelo controle do tráfico de drogas em Rio Grande, que já dura cerca de um ano. Em 2022, o conflito entre criminosos resultou numa explosão do número de homicídios. Até o fim de novembro, foram 85 registros no ano, a maioria relacionados ao tráfico, segundo a polícia. A marca, a maior para um ano na história do município, faz de Rio Grande a cidade do Interior gaúcho com mais homicídios em 2022.
A mesma organização criminosa teria sido uma das responsáveis por uma onda de homicídios ocorrida em 2018, com 70 mortes. A facção também tem braços em Pelotas e controla um dos pavilhões da Penitenciária Estadual de Rio Grande.