A Polícia Civil fez uma operação na manhã desta terça-feira (22) e cumpriu 12 ordens judiciais na Região Metropolitana e em Caxias do Sul, na Serra. Três suspeitos de um homicídio foram presos durante a ofensiva. Em Viamão, foram detidos dois investigados, enquanto o terceiro foi encontrado em Sapucaia do Sul.
O grupo é apontado pela Delegacia de Homicídios de Viamão como responsável por executar um mototaxista em setembro. Segundo apuração da Polícia Civil, ele foi morto por engano. Conforme a investigação, a vítima havia sido contratada para transportar um homem que seria ladrão de carros com atuação especialmente na Vila Augusta, área dominada por uma facção.
A apuração apontou que esta organização criminosa havia preparado uma emboscada.
— O verdadeiro ladrão foi atraído por meio de redes sociais até o final da linha do ônibus Passo Dorneles com uma proposta de compra de seu veículo. Era uma caminhonete Kadett Ipanema. Para ir até o local, o proprietário da Ipanema chamou um mototaxista para acompanhá-lo e levá-lo de volta para casa. Ao chegarem no local, ambos foram abordados por três indivíduos que os acusaram dos roubos, mas o proprietário da Ipanema conseguiu fugir, deixando o mototaxista em poder dos três indivíduos, sem sequer pensar em chamar a polícia — explica a delegada Caroline Jacobs, da Delegacia de Homicídios de Viamão, que apura o caso.
O mototaxista acabou sendo confundido pelo grupo criminoso. De acordo com a delegada, ele foi forçado a entrar na caminhonete Ipanema e levado para um ponto de tráfico de drogas. Neste local, foi entregue a outras três pessoas. Ele acabou executado na Rua Viena. Segundo a polícia, a vítima não sabia que o homem que havia transportado era um ladrão de carros.
A investigação apurou que o líder da facção criminosa deu a ordem para matar o homem que estaria roubando carros na área dominada pelo grupo. Logo depois do crime, um suspeito também foi detido. Na ocasião, foi apreendida com ele uma arma roubada.
A polícia ouviu testemunhas e o primeiro preso, além de analisar imagens de câmeras de segurança. Desta forma, foi possível identificar os suspeitos, detidos nesta terça.
Durante a operação foi cumprido mandado de prisão contra um dos suspeitos, que estaria em Caxias do Sul. Ele não foi localizado, mas a polícia conseguiu novas informações que apontavam que o homem estaria em Sapucaia do Sul, onde acabou preso.
A delegada diz que a investigação continua e, por isso, não divulga o nome da vítima e dos executores. Sobre o homicídio, diz que o mototaxista foi confundido, condenado e executado pelo chamado "tribunal do tráfico".