A investigação sobre a morte de Fernando Lopes, nove anos, atingido por uma bala perdida no último domingo (16), em Novo Hamburgo, obteve imagens da perseguição em que o Gol conduzido pelo tio do menino se inseriu sem ser o alvo. Câmeras de segurança registram o Peugeot onde estava o suposto perseguido e o Prisma no qual viajava o autor dos disparos. Os tiros atingiram Fernando e o condutor do Peugeot.
A Rua Valparaíso é o cenário mostrado no vídeo. Em diferentes momentos da perseguição, é possível ver os carros indo em sentidos diferentes da mesma via. Em um deles, o Gol, localizado entre o veículo buscado e o perseguidor, desacelera, já com Fernando baleado dentro dele.
— Ainda não conseguimos entender como o Peugeot conseguiu escapar do Prisma. O condutor não colaborou muito neste sentido no depoimento — comenta o delegado André Serrão, responsável pelo inquérito na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de São Leopoldo, cidade onde Fernando morava.
— Pelo vídeo, a perseguição durou pelo menos dois minutos. Seguimos buscando outras informações em imagens destas e de outras câmeras da região — complementa.
Não há, até agora, indício que vincule o tio de Fernando ou o veículo onde eles estavam aos tiros disparados pelo ocupante do Prisma. A principal hipótese da investigação é de que o motivo da perseguição é uma disputa pelo tráfico de drogas. O telefone 0800 642 0121 está à disposição para relatos que possam auxiliar a DPHPP de São Leopoldo.
Fernando foi velado em São Leopoldo nesta terça-feira e seria sepultado à tarde no Cemitério Jardim da Memória, em Novo Hamburgo.