Um homem foi morto a tiros ao tentar assassinar a facadas a ex-companheira de 38 anos em Santa Maria. Milton Carlos dos Santos Junior, 36 anos, levou um tiro no rosto e um na cabeça na manhã de domingo (2). O autor dos disparos foi um homem de 40 anos, vizinho da vítima, que foi até o local após ouvir gritos de socorro da mulher. Ele assumiu a autoria e entregou a arma. Foi feito um registro de legítima defesa e ele foi liberado.
Conforme o registro de ocorrência, a Brigada Militar foi chamada até a Rua Vitória Stefano, no bairro Boi Morto, por volta das 6h. Quando chegaram ao local, Junior estava caído no pátio da residência, ferido, mas ainda com sinais vitais. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Pronto Atendimento do bairro Patronato, mas não resistiu e morreu.
Segundo os relatos do vizinho e da ex-companheira de Junior, ele chegou ao local dizendo que iria matar a mulher e arrombou a casa dela, que pediu socorro ao vizinho. O homem foi até lá e entrou em luta corporal com o ex-companheiro da vítima. Em determinado momento, os dois caíram no chão, então o vizinho conseguiu sacar a arma, um revólver calibre 32, e efetuar os disparos.
Conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa, o caso claramente trata-se de legítima defesa e o inquérito policial será concluído dessa forma. No entanto, como a arma do autor dos disparos não estava regularizada, ele deve responder por posse ilegal de arma de fogo.
A mulher já tinha registrado ocorrência por ameaça contra o ex-companheiro em 2021 e pedido medidas protetivas. No entanto, não havia nenhuma em vigência.
Para denunciar casos de violência contra a mulher use o Disque 100 ou contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas, Brigada Militar, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça, inclusive online, pelo site do Ministério Público.