Duas delegacias do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) deflagraram, na manhã desta segunda-feira (10), a Operação Sintonia, que resultou na prisão em flagrante de um homem e de uma mulher em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Durante cumprimento dos mandados de busca e apreensão em dois imóveis do casal, foram encontrados duas armas de fogo, balanças com capacidade para grandes pesagens, cerca de 500g de maconha e um contador de cédulas, além de R$ 1 mil em dinheiro, materiais para conservar entorpecentes e uniformes da Polícia Civil.
Investigações realizadas em conjunto pela 1ª e 3ª delegacias do Denarc apontaram que o casal tem atuação importante em uma facção criminosa do Vale do Sinos e que, após a apreensão dos materiais, foi possível ter uma dimensão da posição hierárquica elevada que a dupla ocupava dentro da facção.
Segundo a polícia, os uniformes apreendidos são utilizados durante roubos e, também, na execução de integrantes de facções rivais. O delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Denarc, ressalta que é preocupante o fato dos criminosos utilizarem uniformes para se passar pela polícia:
— A apreensão de uniformes da Polícia Civil demonstra a gravidade dos fatos praticados. Essas condutas colocam em risco os próprios policiais quando efetuam diligências e os criminosos não acreditam realmente se tratar da instituição, ocasionando confrontos com frequência.
No momento do flagrante, o casal estava em casa, onde a polícia encontrou uma espingarda e um revólver. Um segundo mandado de busca e apreensão foi cumprido em outro imóvel, que era utilizado como depósito da facção.
Eles foram enquadrados nos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e uso de indevido de símbolos oficiais.
*Produção: Lucas de Oliveira