A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (15), operação na Região Metropolitana de Porto Alegre que recuperou cerca de R$ 4,5 milhões em fios e cabos furtados na região. A Operação Curto Circuito cumpriu 60 mandados de busca e apreensão nos municípios de Canoas, Eldorado do Sul, Esteio e Sapucaia do Sul, e contou com o apoio de 300 policiais civis e militares.
De acordo com o diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), o delegado Mario Souza, 26 pessoas foram presas até a noite desta quinta-feira. Além das prisões, 26 estabelecimentos foram fechados.
O valor estimado em ainda pode aumentar, de acordo com a Polícia Civil. Em um dos depósitos, há metais que possam valer cerca de 10 vezes mais que o valor da apreensão inicial. Os materiais passarão por perícia.
— Muito possível que mais metais tenham origem ilegal dentro desse montante — diz o delegado.
A operação foi deflagrada após seis meses de investigações e visou, além da apuração e repressão dos furtos, a recepção qualificada dos metais. Souza destaca o fato de que esses crimes causam transtornos à população, como falta de energia elétrica, queda em serviços de telecomunicações, ausência de iluminação pública e paralisação da operação da Trensurb.
— Estamos atacando os receptadores desse material. Quem receber esses materiais vai ter a visita da Polícia Civil, é uma prioridade — determina Souza.
A Polícia Civil destacou a importância da colaboração de concessionárias de energia elétrica e telefonia durante as investigações, além da participação da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros. De acordo com Souza, esta foi a maior operação contra furto e receptação de cabos metálicos feita no Estado a partir de ordens judiciais em 2022.