Seis pessoas foram presas na tarde desta quinta-feira (15) em operação da Brigada Militar que buscou coibir a venda de materiais de origem ilícita e irregularidades ambientais em ferros-velhos em Porto Alegre. A ação, coordenada pelo 11º e 20º batalhões de Polícia Militar (BPM), ocorreu em pontos dos bairros Bom Jesus, na zona leste, e Jardim Itu-Sabará e Sarandi, na zona norte.
O objetivo, segundo o comandante do 20º BPM, Rafael Tiaraju de Oliveira, é impedir a comercialização de produtos de procedência ilícita, feita com materiais furtados.
— São locais que atuam na compra de materiais de alto valor agregado, como cobre e alumínio, e buscamos nesses objetos algum metal que possa ter a sua origem identificada — afirma.
Dois soldados do Comando Ambiental da Brigada Militar também estiveram nos estabelecimentos para verificar o cumprimento da legislação. Dos seis detidos, cinco foram flagrados por não apresentar licença ambiental para funcionar e por causar poluição. Um outro indivíduo foi preso por estar foragido pelo crime de tráfico de drogas.
A ação teve o apoio do Corpo de Bombeiros. Não houve apreensões porque não foi possível identificar materiais ilícitos.