Seis pessoas morreram em ocorrências policiais registradas em Porto Alegre e Alvorada entre a noite passada e a madrugada desta sexta-feira (9). No caso mais recente, três pessoas morreram após um confronto entre a Brigada Militar e criminosos na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na zona sul da Capital, próximo ao Estádio Beira-Rio.
Por conta da onda de violência provocada pela guerra entre duas facções nos últimos dias, a BM monitorava veículos na região e considerou que um deles era suspeito. Os policiais tentaram fazer uma abordagem, mas os ocupantes do carro não obedeceram ao pedido para que o automóvel fosse parado, iniciando uma troca de tiros.
Os três homens ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital, mas não resistiram. Dois deles já foram identificados: João Victor Fontoura Rosa, 37 anos, e Paulo da Silva, 34.
Mais cedo, na Zona Norte, uma mulher foi morta durante ataque a tiros no bairro Navegantes, próximo à Arena do Grêmio. Outas duas pessoas ficaram feridas na ocorrência.
De acordo com a BM, criminosos invadiram uma residência e efetuaram os disparos, causando a morte de Maria de Lourdes Appel Ferreira. O alvo seria um homem de 27 anos, genro da vítima e que, segundo o delegado Augusto Zenon, usa tornozeleira eletrônica e deixou a prisão neste ano.
Também na Zona Norte, na Rua Alameda 3, no bairro Mario Quintana, um jovem de 19 anos foi morto dentro de casa por volta das 4h. Vizinhos ouviram tiros, encontraram o imóvel aberto — havia uma festa no local — e, ao acessarem o local, encontraram a vítima dentro do banheiro.
Ele foi identificado como Paulo Ricardo de Oliveira Almiron. A polícia ainda não tem suspeitos e está averiguando se o caso tem ligação com a guerra entre traficantes na Capital.
Já em Alvorada, um jovem foi assassinado a tiros dentro de casa, no bairro Tijucas, na noite de quinta-feira (8). Conforme a polícia, dois criminosos invadiram a residência e efetuaram mais de 20 disparos.
O homem que morreu foi identificado como Lucas da Silva Vargas, 23 anos. A BM afirma que ele tinha antecedentes por tráfico de drogas, estava com tornozeleira eletrônica e havia deixado a prisão havia cerca de três meses.