A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (22) uma nova operação com o objetivo de combater a criminalidade em áreas com influência de facções ligadas ao tráfico de drogas em Porto Alegre e Viamão.
A Operação Contenção ocorre mensalmente em áreas conflagradas pelo tráfico. Esse é o terceiro mês seguido em que os locais escolhidos em Porto Alegre são a Vila Cruzeiro, na Zona Sul, e a Lomba do Pinheiro, na Zona Leste. As duas regiões são consideradas as bases de duas facções criminosas responsáveis pela onda de violência que já deixou 29 mortos desde junho. Cerca de 60 agentes das 12 delegacias do DHPP da Região Metropolitana circulavam por esses locais.
Desta vez, policiais também estão em Viamão. A suspeita é de que os os autores dos crimes mais recentes estão situados no município da Região Metropolitana.
Um dos principais objetivos, segundo a diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Vanessa Pitrez, foi tentar localizar dois foragidos, suspeitos de terem participado de ataques na Capital. Um deles teria atuado em cinco casos, enquanto o outro é investigado pelo envolvimento em um assassinato. A polícia não divulgou quais os casos aos quais ambos estão relacionados. No entanto, a operação foi encerrada sem que eles fossem encontrados.
Durante as últimas semanas, diferentes forças de segurança têm feito uma ofensiva para frear o avanço dos homicídios, com 29 suspeitos presos. No último dia 15, treze apenados chefes de facções foram transferidos para presídios federais. O resultado é uma diminuição das ocorrências, ainda que siga um alto número de casos. Segundo a Polícia Civil, até o momento foram 13 ocorrências, entre homicídios e tentativas, em setembro. Somado a agosto, foram 31 casos.
— A gente já tem visto, aos poucos, o número de homicídios diminuir nessas áreas, mas ainda estão em alta. Por isso, seguimos atuando nos mesmos locais e traçando diversas estratégias para manter essa redução — afirma a delegada.
Além disso, os policiais trabalharam para coletar informações a respeito de outras investigações.