Foi identificado como Vanderlei Silva da Silva, 44 anos, o homem morto em confronto com policiais militares no bairro Cascata, Zona Sul de Porto Alegre, no final da noite desse domingo (18). Um brigadiano ficou ferido, mas passa bem. Um outro homem que estava no local da troca de tiros foi preso.
O nome do homem que morreu foi apurado por GZH. Apesar de a Polícia Civil não divulgar a identidade dele, confirmou que ele tinha antecedentes criminais. Silva tinha quatro passagens por ameaça, três por lesão corporal e uma por porte ilegal de arma de fogo. A titular da 1ª Delegacia de Homicídios, delegada Isadora Galian, diz que as circunstâncias do fato ainda são apuradas. A investigação avalia, por exemplo, se ele tinha alguma ligação com as facções que estão em guerra na cidade.
O confronto em que o homem morreu começou com uma abordagem da Brigada Militar, que apurava uma informação sobre presença de criminosos armados na região. Um suspeito se entregou, mas outro atirou contra um dos PMs. Um brigadiano foi atingido no peito e em um dos braços e está hospitalizado, mas não corre risco de morte.
O autor dos disparos, segundo a investigação, seria Silva, que fugiu do local do confronto. Os policiais acionaram reforço e realizaram uma segunda abordagem na Travessa Menino Deus, também no bairro Cascata. Novamente, houve troca de tiros, na qual o suspeito foi baleado, e morreu no local.
— Vamos apurar se o fato tem relação com os atentados, mas, em princípio, eles não aceitaram a abordagem e revidaram, atirando contra os policiais militares — diz Isadora.
O homem preso no local da primeira abordagem tem nove passagens pela polícia, sendo uma por estupro e cinco por tráfico. Com ele, os policiais apreenderam uma mochila com drogas. O nome deste suspeito não foi divulgado.