Um suspeito de pelo menos cinco homicídios na Região Metropolitana foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (29) no bairro Jardim Carvalho, na zona leste de Porto Alegre. Apontado como gerente do tráfico de facção criminosa que tem base no bairro Bom Jesus, o homem — que usa tornozeleira eletrônica — é investigado por participação em assassinatos recentes e decorrentes da guerra entre organizações criminosas na região.
Conforme a polícia, o suspeito, que não teve o nome divulgado porque a investigação continua, tem participação comprovada em cinco homicídios qualificados desde 2013, além de 10 passagens policiais por roubo, receptação, lesão corporal, ameaça, entre outros delitos.
Segundo o titular da 2ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegado Wagner Dalcin, o investigado foi detido durante cumprimento de mandados de busca. Com o preso, foram apreendidos três quilos de drogas, três celulares e dinheiro.
— Quando chegamos no local que é alvo de mandado de busca, ele tentou fugir pela porta dos fundos de onde reside, em um condomínio de classe média, mas não conseguiu e o prendemos — explica Dalcin.
De acordo com a polícia, além dos cinco assassinatos com autoria já comprovada e de outros delitos, o homem continuará sendo investigado por envolvimento em mortes mais recentes decorrentes da guerra entre facções criminosas. Mas esta é outra apuração, do Departamento de Homicídios da Capital. O crime de tráfico é apurado pelo Denarc.
Nesta segunda onda de violência no Estado, que começou no final de junho e se intensificou a partir da segunda quinzena de agosto, mais de 30 pessoas foram assassinadas e mais de 40 ficaram feridas. As forças de segurança afirmam que prenderam mais de 30 suspeitos, transferiram líderes de organizações criminosas para penitenciárias federais.
Além disso, houve o reforço do policiamento em áreas conflagradas pelo tráfico e também foi anunciada a construção de uma prisão com regime disciplinar diferenciado em Charqueadas.