Uma operação integrada entre a Delegacia de Homicídios e a Brigada Militar de Canoas prendeu três pessoas em flagrante na manhã desta quarta-feira (28), no bairro Guajuviras. Foram cumpridos sete mandados de busca no município da Região Metropolitana e em Tramandaí, no Litoral Norte.
A Operação Qualitá buscou o enfrentamento a crimes de homicídio. No último final de semana, houve quatro assassinatos no bairro de Canoas.
Apesar dos últimos crimes, a ação desta quarta-feira está relacionada a uma tentativa de homicídio ocorrida em julho. Na ocasião, um usuário de drogas foi baleado na cabeça. Segundo investigação, ele teria reclamado com os traficantes, dizendo que eles haviam lhe vendido sal em vez de cocaína. O homem ficou 20 dias internado e recebeu alta.
O delegado Roberto Peternelli afirma que, embora a operação não tenha relação com os quatro casos do final de semana, acaba ajudando a coibir a criminalidade no bairro.
— A gente sempre acaba desarticulando os grupos e evitando novos casos — explica o delegado.
Nenhum mandado de prisão foi cumprido em razão da legislação eleitoral. No entanto, um casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas e um homem foi detido por posse de munições.
Ao todo, a polícia apreendeu 3,5 quilos de maconha, cem gramas de cocaína, R$ 400, balanças de precisão, munições de fuzil e de pistola. As investigações continuam para a apuração deste e dos demais crimes praticados em Canoas.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelo 0800 64 20 121.