Ao menos 15 pessoas foram mortas a tiros entre o último domingo (4) e esta sexta-feira (9) em diferentes ocorrências registradas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Relembre os casos, ocorridos na Capital, em Viamão e em Alvorada:
Ataque a bar
Um ataque a tiros deixou três mortos e mais de 20 feridos em um bar no bairro Campo Novo, na zona sul de Porto Alegre, no domingo. As vítimas eram jovens com idades entre 17 e 29 anos.
Conforme a polícia, indivíduos desceram de um carro atirando, por volta das 22h30min, contra o estabelecimento localizado na Rua Rio Grande. As investigações apontam que a motivação para o crime — assim como a localização de uma granada em um condomínio no bairro Azenha, no dia seguinte — seja a disputa entre duas facções, que começou em março e foi retomada nos últimos meses.
Jovem assassinado
Um jovem de 19 anos foi morto com diversos disparos de arma de fogo na segunda-feira (5), na Vila Maria da Conceição, na Zona Leste. Segundo a BM, pelo menos quatro homens a bordo de um automóvel escuro foram os responsáveis pelo ataque, ocorrido na Rua Irmã Nely.
Ataque na Zona Norte
Um homem de 57 anos foi morto a tiros tentando defender o filho, de 32, na zona norte de Porto Alegre. O crime aconteceu por volta de 18h de segunda-feira na Rua Silvestre Félix Rodrigues, próximo à rótula do Porto Seco, no bairro Costa e Silva.
O filho, que tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma e sequestro, sobreviveu e foi encaminhado ao hospital.
Morto a tiros em Viamão
Um homem foi morto a tiros em Viamão na noite de terça-feira (6). A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na Rua Francisco Pinto Guterres, bairro Santa Cecília, na parada 31, por volta das 21h40min. Ele foi identificado como André Luís Gamarra do Amaral, de idade não confirmada.
Morte à luz do dia
Um homem foi morto a tiros no início da tarde de terça-feira (6) na Rua Dorvalina Nazário, no bairro Medianeira, na zona sul da Capital. Conforme informações da Polícia Civil, a vítima estava caminhando por volta das 14h30min quando foi atingida por disparos.
Testemunhas relataram aos investigadores que teriam visto dois criminosos efetuando os tiros que atingiram a vítima. Depois, ambos fugiram a pé.
Motoboy morto em bar
Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas após um ataque a tiros na noite de terça na Zona Leste. Conforme a polícia, a ocorrência foi registrada por volta das 22h em um bar na Rua José Madrid com a Rua K, no bairro Bom Jesus (veja o vídeo).
A vítima fatal foi identificada como Marcos Vinícius da Silva Ferreira. De acordo com a ocorrência registrada, ele tinha 23 anos e trabalhava como motoboy.
Homem encontrado morto
Um homem foi morto a tiros na manhã de quarta-feira (7) em Alvorada. Conforme a Brigada Militar, pessoas que passavam pelo local acionaram a polícia por volta das 6h30min, após perceberem o corpo caído na Rua Primavera, no bairro Formoza, em frente a um acampamento tradicionalista.
A vítima foi atingida por quatro tiros, segundo a Polícia Civil. O morto foi identificado como Everton de Oliveira Fonseca, 40 anos.
Ataque em Alvorada
Um homem foi morto a tiros em Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, na noite dessa quinta-feira (8). Segundo a polícia, dois homens entraram na residência da vítima, no bairro Tijuca, e efetuaram mais de 20 disparos.
A vítima estava dormindo com a namorada no momento em que foi executada. Ele foi identificado como Lucas da Silva Vargas, 23 anos.
Mulher assassinada em casa
Um ataque a tiros no bairro Navegantes, na zona norte da Capital, deixou uma mulher morta e dois feridos na madrugada desta sexta-feira (9). O crime ocorreu no acesso B4, próximo à Rua Frederico Mentz. A vítima foi identificada como Maria de Lourdes Appel Ferreira. Segundo as primeiras informações da polícia, o alvo dos atiradores seria o genro dela.
Homicídio no Mario Quintana
Um jovem de 19 anos foi morto a tiros dentro de casa na Rua Alameda 3, no bairro Mario Quintana. Por volta de 4h, vizinhos da residência ouviram tiros dentro do imóvel. Como o local estava aberto, eles entraram para verificar a situação e encontraram a vítima dentro do banheiro.
O jovem foi identificado como Paulo Ricardo de Oliveira Almiron. A polícia ainda não tem suspeitos e está averiguando se o caso tem ligação com a guerra entre traficantes na Capital.
Três mortos em confronto
Um confronto entre Brigada Militar e criminosos na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na Zona Sul, deixou três mortos na madrugada desta sexta-feira (9). O caso foi registrado próximo ao Estádio Beira-Rio.
Segundo a BM, por conta da onda de violência provocada pela guerra entre duas facções nos últimos dias, a corporação monitorava veículos na região e considerou que um Volksvagen Bora era suspeito. Os policiais tentaram fazer uma abordagem, mas os três ocupantes não obedeceram ao pedido para que o carro fosse parado e houve troca de tiros.