Um confronto entre Brigada Militar e criminosos na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, na zona sul de Porto Alegre, deixou três mortos na madrugada desta sexta-feira (9). O caso foi registrado próximo ao Estádio Beira-Rio.
Segundo a BM, por conta da onda de violência provocada pela guerra entre duas facções nos últimos dias, a corporação monitorava veículos na região e considerou que um Volksvagen Bora era suspeito. Os policiais tentaram fazer uma abordagem, mas os três ocupantes não obedeceram ao pedido para que o carro fosse parado e houve troca de tiros.
Após intenso tiroteio, segundo testemunhas, os criminosos foram baleados e detidos. Os três chegaram a ser socorridos, levados ao hospital, mas não resistiram — a morte mais recente foi confirmada por volta das 6h30min.
Dois dos mortos foram identificados como sendo João Victor Fontoura Rosa, 37 anos, e Paulo da Silva, 34. A terceira pessoa ainda não teve o nome divulgado.
De acordo com a BM, será investigado se o caso tem ligação com uma ocorrência no bairro Medianeira, na noite passada, quando dois homens foram presos e um adolescente de 16 anos, apreendido. Houve troca de tiros entre integrantes de duas facções, e policiais interviram. Foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma metralhadora artesanal.
Outras ocorrências
Ainda na madrugada desta sexta, outras duas ocorrências com morte foram registradas em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Um homem foi morto a tiros em Alvorada, no bairro Tijuca. Segundo a Brigada, dois criminosos entraram na residência da vítima e efetuaram mais de 20 disparos. O homem estava dormindo no momento da ação.
Já na zona norte da Capital, próximo à Arena do Grêmio, um ataque a tiros deixou uma mulher morta e dois feridos no bairro Navegantes. A vítima foi identificada como Maria de Lourdes Appel Ferreira. O alvo da ação criminosa, no entanto, era o genro dela, um homem de 27 anos que, segundo policiais, usa tornozeleira eletrônica e deixou a prisão neste ano.