Um confronto entre suspeitos de integrarem uma facção criminosa e a Brigada Militar (BM) terminou com seis presos na tarde desta terça-feira (30) em Viamão, na Região Metropolitana.
Agentes do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizavam uma operação para coibir a atuação de organizações criminosas na região da Lomba do Sabão, próximo ao limite com Porto Alegre, quando houve o tiroteio. Ninguém ficou ferido.
Conforme o subcomandante do 18° BPM, Vinicios Ayres, os agentes foram acionados após receberem informações de que suspeitos ligados a uma facção estariam na Rua da Hidráulica. Quando a BM chegou ao local constatou a presença de quatro homens.
Segundo a BM, no momento da abordagem os suspeitos fugiram para uma região de mata e, na sequência, efetuaram disparos contra os policiais.
Depois, ainda conforme a BM, houve um novo confronto na mesma localidade, onde estavam cerca de 20 suspeitos. A Brigada afirma que alguns deles estavam armados.
— Eles começaram a atirar para tentar nos dispersar, mas conseguimos responder a tempo. O helicóptero flagrou que, nessa mesma mata, havia ainda mais indivíduos escondidos. Foi quando houve um novo confronto, mas conseguimos prender alguns deles após buscas na região — relata o subcomandante.
Além das prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, foram apreendidas duas motos, um revólver, três pistolas, cinco carregadores, além de radiocomunicadores e celulares. Os demais suspeitos fugiram durante a troca de tiros. A ação contou com a ajuda de um helicóptero da Brigada Militar.
Combate à criminalidade
Ainda segundo o subcomandante Ayres, a ofensiva faz parte de uma operação ostensiva dos agentes para evitar o aumento da criminalidade na região, próxima a algumas das áreas onde o conflito entre duas facções se acentuou durante o mês de agosto.
— Trata-se de uma ação preventiva, pois não queremos que essas disputas se estendam para Viamão. Por enquanto, não há um aumento de casos de violência no município — conclui.